Apoios e Incentivos

Internacionalização

Designação do projeto – Exportar é crescer
Código do Projeto – POCI-02-0752-FEDER-023059
Objetivo principal - Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de Intervenção - Norte
Entidade Beneficiária – DOCOFIL - SOCIEDADE TEXTIL, LDA

Data da aprovação – 2017-06-22
Data de início – 2016-09-17
Data de Conclusão – 2018-09-01
Custo total elegível – 264.513,75Eur
Apoio financeiro da União Europeia  - FEDER  - 110.593,69 Eur | FSE – 11.250,00 Eur

Síntese e objetivos do Projeto:

A Docofil pretende produzir têxteis lar de elevado valor acrescentado que permitam apresentar soluções diferenciadas e inovadoras, garantindo sempre a sustentabilidade do negócio.
Com o presente projeto de internacionalização, a Docofil visa uma expansão a novos países através de ações de promoção, de prospeção de clientes, e de conhecimento de mercados externos.

Para a expansão dos mercados de destino de exportação e tendo em conta os objetivos de vendas para os próximos anos, foram selecionados alguns países onde já atua (onde possui por isso larga experiência e conhecimentos acumulados, dos gostos e procura, cultura negocial e preços), bem como foram sendo identificados os novos mercados a trabalhar tendo em conta a crescente procura deste tipo de produtos.

A Docofil irá introduzir novos métodos de trabalho nesta área de comércio internacional, em atividades de inovação de Marketing ou organizacional, passando a utilizar novos saberes e novas formas de agir com o objetivo principal de melhor, mais eficiente e mais abrangente distribuição dos seus produtos.
A admissão de quadros qualificados para a área comercial enquadra igualmente o presente projeto de inovação.

Resumidamente, este projeto de internacionalização consistirá em agir sobre:
- Prospeção de clientes;
- Divulgação dos produtos.

Ponderado sobre o novo posicionamento pretendido para a empresa, com os investimentos previstos pretendem-se alcançar os seguintes objetivos:
- Valor das exportações no volume de negócios – 94,24%
- A evolução na cadeia de valor apostando nos segmentos de maior valor acrescentado.

Qualificação

Designação do projeto – Os fatores intangíveis como competitividade e acesso a mercados
Código do Projeto – POCI-02-0853-FEDER-025371
Objetivo principal - Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de Intervenção - Norte
Entidade Beneficiária – DOCOFIL - SOCIEDADE TEXTIL, LDA

Data da aprovação – 2017-07-13
Data de início – 2016-11-02
Data de Conclusão – 2018-04-30
Custo total elegível – 139.517,91 Eur
Apoio financeiro da União Europeia  - FEDER  - 53.033,06 Eur | FSE – 13.000,00 Eur

Síntese e objetivos do Projeto:

A Docofil pretende produzir têxteis lar de elevado valor acrescentado que permitam apresentar soluções diferenciadas e inovadoras, garantindo sempre a sustentabilidade do negócio.

Este projeto de qualificação consistirá em introduzir novos métodos de gestão e organização através de inovações internas de modo a uma maior produtividade, com menores custos operacionais pela otimização da capacidade de produção instalada, bem como uma maior eficiência por via do encadeamento dos vários processos, e assim retirar e daí uma melhor rentabilidade de todos os recursos.

Na área de desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos destacam-se os investimentos a efetuar em equipamentos de laboratório, bem como também através da formação dos recursos humanos.

A certificação da qualidade na Docofil enquanto ferramenta de gestão da empresa tem permitido consolidar sua a missão, sistematizar os seus métodos e processos, o seu posicionamento no mercado e relação com
os seus clientes, bem como tem possibilitado a otimização dos recursos, e a adoção de uma gestão por objetivos.

A qualificação da empresa através da intervenção nas diversas áreas é parte integrante da estratégia de internacionalização da empresa. De facto, com novos métodos organizacionais, com recursos humanos mais qualificados, e com uma visão de inovação mais orientada para os mercados, será possível à Docofil convergir para a obtenção do seu objetivo principal de aumento das exportações.

Os diferentes tipos de inovação que emergem desse processo podem ser descritos de diferentes formas, assim como a influência que estas inovações terão na performance da empresa.

Com os investimentos previstos pretende-se alcançar:
- Melhor eficiência produtiva;
- Criação de produtos diferenciados e inovadores;
- Criação de produtos direcionados a mercados alvo específicos;
- Melhor qualidade dos produtos;
- Melhores condições de trabalho;

A implementação destas ações e mudanças estruturais na empresa, serão o resultado da boa execução do plano estratégico que a Docofil preparou para obtenção seu objetivo final que é o aumento das vendas nos mercados externos.